top of page

O medo da primeira tatuagem

  • Foto do escritor: @katryntattoo
    @katryntattoo
  • 21 de ago.
  • 3 min de leitura

Deixa eu adivinhar: há anos que “fazer uma tatuagem” está na tua lista de metas para o novo ano, mas nunca é a hora certa porque o medo sempre vence a vontade? Saiba que não é a única! 


Eu mesma demorei quase uma eternidade para criar coragem. Já tatuava outras peles, mas a minha ainda não tinha uma gota de tinta sequer. Era um misto de medo de me arrepender com medo da dor.


E olha que eu já tinha um tatuador em casa! Mesmo antes de decidir o desenho, eu já sabia que a minha primeira tatuagem seria com o meu marido, o tatuador Thiago Pinhas. Eu via ele atendendo todos os dias, via que as clientes não sentiam muita dor. E mesmo assim, tinha medo. Imagino como deve ser passar por essas dúvidas todas sem conhecer a pessoa que vai te riscar.


Tudo isso para dizer que eu te entendo, já estive aí. O que eu posso te dizer é que o monstro que criei na minha cabeça foi muito pior do que a experiência real de ser tatuada.


A tão sonhada primeira tatuagem


Eu tanto já vivi esse medo da primeira tatuagem, quanto já acompanhei algumas (muitas, na verdade) clientes nesse processo. Já ouvi histórias de clientes que não conseguiram dormir, de gente que tomou calmante no dia anterior, de quem quase desistiu na hora de sair de casa... Hoje, em especial, quero contar a história da Sílvia.


A Sílvia me escreveu pela primeira vez em 2021, querendo tatuar uma palavra: resiliência. Ela não tinha dúvidas sobre a tatuagem que queria, mas tinha muitos receios. Era final de julho de 2021, e ela, naquela altura, já tinha passado bastante tempo pensando sobre a primeira tatuagem. Foi quando escreveu este e-mail:


Imagem com e-mail escrito por uma cliente

Falamos um pouco sobre o projeto, conversamos sobre estilos de letra e tudo, mas ainda assim ela não se sentiu segura em avançar. O tempo foi passando e o medo, sempre vencendo... Apesar disso, ela não deixou de acompanhar o meu trabalho e nem esqueceu do sonho da primeira tatuagem.


Foi então que uma amiga marcou uma sessão e era o empurrãozinho que a Sílvia precisava para vir. Acompanhada, se sentiu mais tranquila para vencer aquele medo todo. Depois da primeira mensagem em julho de 2021, finalmente marcamos a sessão para dezembro de 2024 e ela finalizou o ano com um check na sua lista de metas.


Sim, fizemos a tatuagem exata que tínhamos falado anos antes, a mesma palavra. Era uma certeza que não se modificou com o passar do tempo, nem foi abalada pelas dúvidas. A palavra Resiliência no fundo da perna, uma zona pouco exposta para ela não ter que ver sempre.


A tatuagem da Sílvia finalmente na pele!
A tatuagem da Sílvia finalmente na pele!

E aquele medo paralisante se mostrou tão irracional que, antes mesmo de terminarmos a tatuagem, a Sílvia já estava pensando na próxima. Ainda com a agulha trabalhando na primeira, sem sentir dor, conversamos sobre novas tattoos para o futuro.


Correu tudo tão bem, até mesmo na cicatrização. Não teve nenhum comichão, não sentiu ardência. Ela me disse que "era como se nem tivesse uma tatuagem", às vezes até esquecia. E no final, ela se perguntou porque esperou tanto para realizar essa vontade tão antiga. 


E você, o que está esperando para fazer a sua primeira tatuagem?

Comentários


© 2023 Katryn Kischlat.

Katryn
bottom of page