Porque tatuagens engrossam o traço
- @katryntattoo
- 18 de ago.
- 4 min de leitura
Eu recebo taaantas mensagens de clientes que fizeram uma tatuagem que era para ser fineline, mas a linha expandiu em pouco tempo. Depois dessa má experiência, agora têm medo de voltar a tatuar, porque acreditam que a própria pele tem algum "defeito de cicatrização". Muitas clientes pensam mesmo que o seu organismo não aceita os traços finos e, por isso, as tatuagens ficam sempre grosseiras.
Mas a verdade é que, na grande maioria das vezes, o problema foi mesmo na técnica de execução da tatuagem durante a sessão. Vou listar aqui algumas das causas que fazem uma tatuagem engrossar em pouco tempo.
Principais causas de uma tatuagem engrossar
1. Técnica e profundidade da agulha
Se a agulha entra mais fundo na pele do que o necessário, a tinta se espalha sob a pele (nós dizemos que o traço "estourou"), deixando o traço com aparência “borrada” ou mais largo.
Mesmo se o traço não estourar, o uso de força excessiva pode causar mais lesão, fazendo a pele cicatrizar com microtraumas que engrossam o traço.
2. Tipo de pele e área tatuada
Áreas com pele mais fina, sensível ou que são zonas de muito movimento (dedos, pulsos, pés) tendem a espalhar mais a tinta com o tempo. Esse é um dos motivos pelos quais não costumo recomendar tatuar o pé (porque além disso, ainda tem o agravante de sustentar todo o peso do corpo).
3. Espessura real da linha
Uma linha já feita com agulha mais grossa tende a “abrir” visualmente após cicatrizar, dando um aspecto grosseiro ao desenho.
Até mesmo um traço bem fininho pode ganhar 0,1–0,3 mm de “largura visual” só pelo processo natural de cicatrização, por isso é essencial escolher a agulha mais fina possível ao tatuar.
4. Qualidade da tinta utilizada
Usar tinta de boa qualidade, sem resquícios de metais pesados, é essencial para evitar processos alérgicos ou inflamatórios.
Usar preto puro também diminui os riscos porque pigmentos misturados tendem a se difundir mais rápido.
5. Cicatrização e cuidados
Inflamações ou alergias durante a cicatrização podem alterar o contorno dos traços.
Não seguir rigorosamente os cuidados passados pelo(a) tatuador(a) também pode afetar o resultado final.

Ou seja, a maior parte dos motivos que fazem uma tatuagem engrossar são causados durante a execução pelo(a) profissional. A tinta usada não era de boa qualidade, a agulha escolhida não era tão fina ou o(a) tatuador(a) aplicou força demais, passando da camada correta da pele. Até mesmo a falta de assepsia do local pode causar uma infecção e um problema de cicatrização. Esses são os motivos mais comuns para uma tatuagem engrossar em pouco tempo.
Mas o traço grosso também pode ser resultado da falta de cuidados do(a) cliente durante a cicatrização: expor a pele ao sol logo após tatuar, mergulhar no mar ou na piscina com a tatuagem recém-feita (menos de 15 dias), não proteger a tatuagem durante sessões de depilação a laser, arrancar crostas, arranhar ou coçar a tatuagem, entre outros. Por isso é tão importante seguir todas as recomendações do pós-tattoo (eu sempre envio um guia de cuidados para ajudar nesse período).
Agora se a tatuagem engrossou ligeira e gradualmente com o passar dos anos, saiba que isso é natural. Com o envelhecimento da pele, a tinta tende a se espalhar microscopicamente dentro da pele, fazendo algumas linhas parecerem um pouco mais grossas. A expansão ocorre porque o sistema imunológico tenta encapsular as partículas de tinta, e simultaneamente, a pele também passa por alterações com o envelhecimento, como perda de elasticidade. Por isso, quanto mais fina for a linha, menos grosseira ela vai aparentar com o passar dos anos.
Como minimizar os riscos de uma tatuagem engrossar
Para minimizar o risco do traço engrossar depois da cicatrização — especialmente em tatuagens de linha fina — são necessários apenas 2 passos simples:
Escolher um tatuador especialista em fineline tattoos
Alguns clientes não sabem disso, mas nós, tatuadores, também temos áreas de especialização e fineline tattoos é uma delas. O que eu quero dizer é que nem todo tatuador faz linhas finas. É necessário muita técnica e precisão para executar uma tatuagem simples em linha fina, em especial escritas. Por isso, procure um especialista. Veja fotos e vídeos dos trabalhos, procure fotos de tatuagens cicatrizadas e certifique-se de que atende em um local apropriado (um estúdio que siga todas as normas de higiene).
Comprometer-se com os cuidados de cicatrização
Como o resultado final também pode sofrer alteração devido aos cuidados após a sessão, é muito importante seguir todas as recomendações durante o período de cicatrização. São apenas 20 ou 30 dias de cuidados que garantem uma tatuagem bonita por anos. Por isso, planeje a melhor altura do ano para tatuar, compre os produtos indicados e mantenha os cuidados pedidos pelo(a) artista (cada tatuagem pode exigir cuidados específicos dependendo da técnica usada).
Agora que já sabe que tantos fatores podem influenciar no resultado final de uma tatuagem, pode parar de dizer: “a minha pele não aceita tatuagem de linha fina”. Eu não sei quem te traumatizou, mas a sua pele não tem nenhum defeito de cicatrização que deixa o traço grosso. Vem tatuar comigo para descobrir!
Comentários